Exposições

Exposição temporária Fabricar e construir sentidos com brinquedos e jogos

Após três anos com as atividades fechadas ao público devido à pandemia de COVID-19, o Museu da Educação e do Brinquedo (MEB) lança uma nova exposição temporária em um cenário de múltiplos desafios na busca renovada de possibilidades para a educação em museus. O rico acervo de brinquedos, materiais didáticos, jogos e obras de arte do MEB tem sido explorado pela equipe do museu em pesquisas sobre os sentidos históricos e culturais dos objetos e em práticas de educação e comunicação em museus. A exposição apresenta os resultados dessas ações e parte de seu acervo, sob o olhar de bolsistas do museu e estudantes de história e pedagogia que realizaram seus estágios supervisionados no MEB em 2022. Ao construirmos a curadoria colaborativa e as ações educativas com os futuros professores, reafirmamos a missão do MEB de produção de conhecimento sobre educação em museus, desvendando sentidos econômicos, sociais, educacionais e lúdicos em diferentes processos de produção dos artefatos por fabricantes, artesãos, educadores e brincantes. Resgatamos as memórias sobre brincar, jogar e educar impressas nos objetos, interpretando-as sob a perspectiva da história cultural e dos referenciais teóricos sobre infância, jogos e brincadeiras.

Evidenciamos a diversidade étnico-racial e de gênero da sociedade brasileira, essencial para a construção de uma educação inclusiva, decolonial e antirracista. Enfim, destacamos aspectos da vida e obra da professora Tizuko Kishimoto, a quem prestamos nossa singela homenagem e agradecimento pela criação e constituição do MEB.

Para saber mais, acesse o catálogo da exposição clicando aqui .

Exposição Cenas Infantis

As peças que compõem a exposição Cenas Infantis foram produzidas pela artista plástica Sandra Guinle e doadas ao Museu da Educação e do Brinquedo em 2012. O acervo de Cenas infantis já participou de diversas exposições pelo mundo e, ao ser doado ao MEB, inaugurou a exposição de longa duração no espaço da Biblioteca da Faculdade de Educação da USP. Esta exposição é composta por mais de 70 esculturas, placas táteis, técnicas em desenhos, que podem ser tocadas e movimentadas pelos visitantes.

A artista Sandra Guinle, nascida em Monte Mor no interior de São Paulo, passou sua infância brincando e aprendendo em meio à natureza. A beira do rio moldava pequenos objetos com barro de forma livre e lúdica. Em sua juventude se aperfeiçoou nas artes, produzindo esculturas em argila e bronze.

Sua obra, formada por painéis e esculturas em bronze, são carregadas de afetividade trazendo, mesmo com a rigidez do metal, a leveza da brincadeira em peças que representam as antigas tradições das crianças, como amarelinha, pular corda e olhar as estrelas. Inspirada em suas experiências, Sandra produziu centenas de esculturas, muitas delas em grandes dimensões que interagem com os espaços e resgatam as lembranças da infância.

Para saber mais sobre a vida e obra de Sandra Guinle, acesse o site da artista e o da FEUSP

Exposição temporária Brincar ou Ensinar?

A exposição temporária Brincar ou Ensinar? foi desenvolvida pelo MEB em abril de 2017 e ficou em cartaz até 2018 na Biblioteca da FEUSP. Os conteúdos da exposição tomaram por base o acervo do MEB e as ações e produções desenvolvidas ao longo dos estágios supervisionados realizadas pelos alunos e alunas do curso de Pedagogia da FEUSP, ligados à disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências.

Para sua produção, foram feitos registros de atividades desenvolvidas pelos licenciandos da Pedagogia durante os estágios realizados nas turmas de Ensino Fundamental I da Escola de Aplicação da FEUSP e no Clube de Matemática, Ciências Naturais e Geografia da FEUSP. Com base nessas informações e considerando o acervo do MEB, formado por objetos que ora podem ser considerados brinquedos, ora materiais educativos, os objetivos da exposição foram sendo formulados.

A intenção da exposição Brincar ou Ensinar? foi explorar as interfaces, as articulações, mas também os limites e as tensões entre os objetos de brincar e de aprender utilizados em contextos formais e não formais de ensino, buscando promover a reflexão sobre os limites e as intersecções entre brincar e aprender, brinquedos e objetos educativos.

Para saber mais, acesse o guia da exposição clicando aqui .

Exposição temporária “Memórias”

Na exposição “Memórias” contamos com a exibição de alguns brinquedos que fazem parte do acervo tridimensional do MEB (anos 70, 80 e 90). Tem como objetivo trazer discussões e reflexões sobre os objetos apresentados com o objetivo de remeter os visitantes as memórias da infância e que marcaram uma época.

MEB

Museu da Educação e do Brinquedo

Faculdade de Educação, USP
Av. da Universidade, 308 — Bloco B, Sala 49

Agendamento

As atividades deverão ser agendadas pelo e-mail meb@usp.br.

  • Logotipo da Faculdade de Educação da USP
  • Logotipo da Universidade de São Paulo
  • Logotipo do Instituto Brasileiro de Museus

Site criado e desenvolvido pela Preface.